quinta-feira, 20 de junho de 2013

Prof. Victor Amorim concede entrevista sobre os concursos organizados pelo Cespe

O Prof. Victor Amorim concedeu entrevista à Editora Ferreira analisando as características e tendências dos concursos organizados pelo Cespe/UnB.
 
Victor Amorim é um dos co-autores da obra "Combo 4 Cespe".
 
Clique aqui para ler a entrevista completa.
 
 
Editora Ferreira: Muitos concursos estão sendo organizados pelo Cespe/UnB. Para o senhor, a que se deve a escolha desta instituição para ser responsável, a cada dia que passa, por mais concursos?
 
Victor Amorim: O Cespe possui considerável tradição e reconhecimento no tocante à organização de grandes concursos de status nacional. Tal reconhecimento se dá não só pela qualidade na elaboração das questões, mas, principalmente, pela estrutura e experiência na execução e aplicação prática das provas, o que envolve uma complexa logística.
 
E. F.: Qual é a principal diferença entre este organizador e as outras bancas em relação às questões de Direito Constitucional, que é a disciplina que o senhor leciona?
 
V. A.: O Cespe sempre se caracterizou por abordar questões de modo mais complexo, extrapolando o simples texto dos dispositivos normativos. Contudo, nos últimos anos, tal característica passou a ser observada em outras bancas examinadores de grande atuação, como a Fundação Carlos Chagas, Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas. De todo modo, o Cespe ainda apresenta um nível de abordagem mais complexo, exigindo do candidato conhecimento sobre o entendimento jurisprudencial do tema. Penso ser esse o diferencial do Cespe: a intensidade da exigência de conhecimento sobre a jurisprudência.
 
E. F.: O que os concurseiros precisam saber para gabaritarem as provas organizadas pelo Cespe/UnB?
 
V. A.: O Cespe se caracteriza pela complexidade dos enunciados de suas questões. É uma banca que apresenta um grau de dificuldade maior na leitura da prova, exigindo grande atenção por parte dos candidatos, em especial aqueles que não são da área do Direito. Em resumo, somada a exigência básica do conhecimento do texto constitucional, o Cespe se notabiliza por cobrar a compreensão da jurisprudência do STF. A bem da verdade, algumas questões são baseadas exclusivamente no entendimento da Suprema Corte. Daí a atenção especial que o candidato deve ter.
 
E. F.: Então é recomendável resolver questões do Cespe ao estudar. Para o senhor, qual é a importância de se estudar por questões anteriores?
 
V. A.: A resolução de provas anteriores é essencial na preparação do candidato. Tal iniciativa confere a ele certa previsibilidade em relação ao que está por vir. Penso que é uma aplicação prática do conhecimento adquirido com a teoria e a leitura dos dispositivos normativos. Além do estudo, o candidato precisa desenvolver a capacidade de fazer a prova, de concentrar-se exclusivamente naquele objetivo, de sentir-se pressionado e planejar o seu próprio método de resolução das questões. Por isso, sempre sugiro aos meus alunos que resolvam questões de provas anteriores e que simulem a realização de um concurso, respondendo às questões sozinho em uma sala, no tempo de duração previsto no edital e sem qualquer consulta. É essencial desenvolver o aspecto psicológico do concurseiro.
 
E. F.: Qual é o diferencial do livro de questões Combo 4 Cespe/UnB?
 
V. A.: Não se trata apenas de um livro com questões gabaritadas. As provas selecionadas são, de fato, comentadas. Cada autor, ao desenvolver a resposta, apresenta os conceitos teóricos sobre o assunto e a metodologia de interpretação e resolução do caso. Daí o diferencial da obra: o leitor não tem apenas o caminho final – a resposta. Ele conta com um auxílio por todo o caminho necessário ao entendimento da pergunta e a obtenção da resposta.
 
E. F.: Fale um pouco sobre as provas comentadas pelo senhor no livro.
 
V. A.: Foram selecionadas provas de diferentes focos de abordagem, variando de acordo com o cargo e nível de escolaridade. O objetivo foi disponibilizar ao leitor uma metodologia comum de resolução de questões, evidenciando que o Cespe possui uma linha de abordagem plenamente definível. Logo, é possível perceber que há pouca variação entre uma prova para Nível Médio e uma para Nível Superior. Assim, o candidato passa a perceber que sua preparação deve ser eficaz e de alta qualidade.
 
E. F.: Quais dicas o senhor daria para os concurseiros que estão começando a se preparar agora para as avaliações do Cespe?
 
V. A.: Além das dicas de conteúdo da prova tratadas anteriormente, chamo a atenção dos candidatos para uma adequada preparação para a prova objetiva. Considerando que em muitos concursos organizados pelo Cespe há previsão de nota negativa de um ponto (-1,00) por questão errada, há que se ter cuidado quando do exame e julgamento das assertivas. Inicialmente, resolva as questões mais fáceis, deixando as mais complexas para depois. Lembre-se de que a prova é uma atividade cansativa e desgastante, de modo que, à medida que o tempo passa, a sua capacidade de concentração e discernimento ficam afetadas. Portanto, deve-se perder o menor tempo possível com as assertivas de fácil julgamento. Marque, sublinhe, rabisque o seu caderno de prova, destacando as palavras e expressões mais significativas do texto para chamar a sua própria atenção. Dialogue com a prova. Trabalhe de forma a facilitar a sua compreensão das questões. Paciência, disciplina, perseverança e fé em sua capacidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário